O motor é uma máquina capaz de transformar uma fonte de energia, que pode ser de forma química (na presença de um combustível), elétrica ou térmica, em energia mecânica ou trabalho mecanicamente contínuo, normalmente utilizado em aplicações de campo com a propulsão de vários tipos de veículos.
A história dos motores elétricos começa há mais de 400 anos, quando William Gilbert publicou sua obra sobre atração magnética em 1600. Depois disso, as coisas foram avançando aos poucos, uma descoberta de cada vez, com a contribuição de inúmeros cientistas, inventores, pesquisadores, excêntricos e demais figuras que queriam descobrir como essa coisa chamada eletricidade poderia ser aplicada no nosso cotidiano.
Baseada nos estudos de Gilbert, em 1663, o alemão Otto Guericke constrói a primeira máquina eletrostática. Algo como duas rodas atadas por uma correia que podiam ser giradas manualmente para produzir fagulhas elétricas. Nisso ele observou que havia uma correlação entre o movimento e as descargas de energia.
Em 1774, Martin Planta aperfeiçoa o modelo de Guericke para obter maior eficiência.
Em 1786, Luigi Galvani e sua equipe, que pesquisava eletricidade estática, encostou no nervo ciático de uma rã dissecada com uma espécie de bisturi. Induzida pela eletricidade estática presente na bandeja de metal onde estava repousando, a perna da rã contraiu-se, dando início aos estudos da bioeletricidade.
A bioeletricidade revelou a Galvani que era possível conduzir eletricidade através dos músculos. Seus estudos deram origem ao Galvanismo. Entretanto, Galvani não queria sair da área da biologia, mas baseado nos princípios por ele descobertos, o colega Alessandro Volta acabou desenvolvendo a primeira bateria elétrica, colocando dois metais diferentes imersos em um líquido condutor com corrente elétrica, notando assim que a corrente passa a fluir de um para o outro.
Os motores são divididos em três categorias:
Motor elétrico de corrente alternada: é aquele que precisa ser conectado a uma fonte de alimentação alternada (corrente elétrica que varia durante o percurso), sendo o tipo mais usado, já que geralmente a forma de distribuição de energia elétrica é em corrente alternada. Ele é empregado na indústria, pois é possível controlar e variar a sua velocidade.
Motor elétrico de corrente contínua: é aquele que precisa ser conectado a uma fonte de alimentação contínua (corrente elétrica que não varia durante o percurso), podendo demandar um circuito retificador que transformará a corrente alternada em corrente contínua. Ele é empregado em carros elétricos e em eletrônicos portáteis, por conseguir ter uma partida ou ligação rápida.
Motor elétrico de corrente universal: é aquele que pode ser conectado em uma fonte de alimentação alternada ou contínua.
O motor elétrico funciona por meio dos dois príncípios fundamentais do eletromagnetismo: o princípio que expressa que os campos magnéticos que possuem mesma polaridade se repelem e o princípio que expressa que cargas elétricas em movimento (corrente elétrica) conseguem criar um campo magnético.
Quando ligamos o aparelho elétrico na tomada, ele passa a ser percorrido por uma corrente elétrica que energiza as escovas e bobinas do estator, gerando um campo magnético de igual polaridade àquela dos imãs fixados no interior da sua carcaça, fazendo o motor elétrico rotacionar e, consequentemente, gerar energia mecânica.
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